QUEM É THOMAS SOWELL!

Claro e conciso[…] Entre os economistas dos últimos trinta anos, Thomas Sowell é, de fato, um orgulho

The Wall Street Journal

QUEM É

Dando continuidade a minha série sobre os grandes economistas, hoje falarei de Thomas Sowell, que é um economista que, na data que estou escrevendo este texto, tem 91 anos de idade. Para mim foi uma honra realizar texto sobre ele, visto que as obras de Sowell tiveram e tem um papel fundamental no meu desenvolvimento intelectual e no projeto que orientou a criação da iniciativa “Economia para Iniciantes”.

Thomas Sowell é um economista e pensador norte americano. Nasceu na Carolina do Norte, mas cresceu no Harlem, em Nova York. Ainda jovem serviu como fuzileiro naval dos Estados Unidos e lutou na Guerra da Coreia.

FORMAÇÃO

Após a guerra voltando aos EUA, graduou-se com honras em Harvard no ano de 1958. Tornou-se mestre na universidade de Columbia no ano de 1959 e obteve o seu PHD em economia no ano de 1968 na famosa Universidade de Chicago.

Sowell é um economista muito respeitado e prova disso é que é membro sênior de um Instituto na prestigiada universidade de Stanford, além de ter lecionado em diversas faculdades,como por exemplo UCLA, Standford e muitas outras. Colabora ainda com diversos jornais e revistas, como por exemplo, The Wall Street Journal e a revista Forbes.

ECONOMIA

Thomas Sowell conheceu grandes economistas como Milton Friedman, Rose Friedman e F.A. Heyek, dentre outros, por quem afirma ter grande admiração.

É também um grande escritor, tendo ao longo de sua carreira publicado dezenas de livros e diversos artigos. Na última vez que tive a curiosidade de checar sua lista de livros publicados, ela já somava mais de 30 obras. Irei citar alguns livros de Sowell que considero essenciais.

No campo da economia podemos citar:

Fatos e falácias da economia, obra onde ele desmonta diversas falácias tão repetidas até mesmo por economistas.
Também temos sua obra sobre os clássicos “On Classical Economics (2006)”. Por fim, cito sua obra que considero a mais genial – Economia Básica. Gosto dela por ser voltada para o público leigo em economia. Ou seja, nesta obra ele ensina economia de forma acessível a diversos públicos, visto que a mesma tem explicações claras e de fácil compreensão.

Podemos dizer que um dos maiores talentos de Sowell, na minha visão, é a clareza e a simplicidade com que explica coisas complexas.

Sowell é um grande defensor da liberdade e também defende com ótimos argumentos a economia de mercado. Ele também é conhecido por suas diversas críticas a ideias que não “sobrevivem” a três perguntas básicas:

A primeira é: ‘Comparado a quê?’

A segunda é: ‘Com qual preço?’

E a terceira é: ‘Que evidência você tem?’

OBRAS

Algumas outras obras interessantes de Sowell são:

Os Intelectuais e a Sociedade

Conflito de Visões – Origens ideológicas das lutas políticas

Ação Afirmativa ao Redor do Mundo – Um estudo empírico sobre cotas e grupos preferenciais.

FRASES

Para fechar selecionei algumas frases de Sowell, as quais considero que melhor demonstram sua visão de mundo:

“A primeira lição de economia é a escassez: nunca há algo suficiente para satisfazer plenamente todos os que a desejam. A primeira lição de política é desconsiderar a primeira lição de economia.”
Thomas Sowell

“O fato de que muitos políticos de sucesso são mentirosos, não é exclusivamente reflexo da classe política, é também um reflexo do eleitorado. Quando as pessoas querem o impossível somente os mentirosos podem satisfazê-las”
Thomas Sowell

“A hiperinflação pode levar praticamente a economia de toda a sua vida, sem que o governo precise se preocupar em aumentar a taxa oficial de impostos.”
Thomas Sowell

“A questão mais básica não é o que é melhor para todos, mas quem deve decidir o que é melhor.”
Thomas Sowell

“É difícil imaginar uma maneira mais estúpida ou mais perigosa de tomar decisões do que colocá-las nas mãos de pessoas que não pagam preço algum por estarem erradas.”
Thomas Sowell

“A retórica não substitui a realidade.”
Thomas Sowell

“É preciso muito conhecimento apenas para perceber a extensão de sua própria ignorância.”
Thomas Sowell

REFERÊNCIAS:

SOWELL, Thomas Economia Básica: Um guia de economia voltado ao senso comum. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2018. (VOL 1)

REFERÊNCIAS: SOWELL, Thomas Economia Básica: Um guia de economia voltado ao senso comum. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2018. (VOL 2)

Big Lies in Politics http://townhall.com/columnists/thomassowell/2012/05/22/big_lies_in_politics/page/full, Townhall.com (acesso 13/08/2021)

https://citacoes.in/autores/thomas-sowell/ (acesso 13/08/2021)

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Thomas_Sowell (acesso 13/08/2021)

Gabriel Almeida Braga

Gabriel Almeida Braga

Escritor, estudante de Ciências Econômicas, gosta principalmente de Microeconomia e da História do Pensamento Econômico (HPE), graduando em Administração de Empresas, cofundador da Apptime, fundador da iniciativa Economia para Iniciantes e editor-chefe do site Econotime.

2 thoughts on “QUEM É THOMAS SOWELL!

  • Pingback: O QUE É ESCASSEZ? - Econotime

  • Avatar
    25/10/2021 em 00:55
    Permalink

    Thomas Sowell é na minha, humildade simplicidade, diante de grandes conhecedores, um economistas de maior simpicidade , no explicar economia. Uma linguagem de fácil entendimento e de grande sabedoria. ” A questão mais básica não é o que é melhor para todos, mas quem deve decidir o que é melhor. “. Simplesmente, sensacional.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.