Aprenda Economia com a Cigarra e a Formiga!
INTRODUÇÃO
Vocês, assim como eu, já devem conhecer a fábula da cigarra e da formiga. Quando mais jovem, ouvi ela dezenas de vezes, mas não havia me atentado a todos os importantes ensinamentos daquela história.
Neste texto, falarei sobre a história da Cigarra e da Formiga e sobre as conexões que percebo entre a fábula e a economia.
A FÁBULA DA CIGARRA E A FORMIGA
Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
“Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para a gente aproveitar! O verão é para a gente relaxar!”
Cigarra
“Não, minha cara Cigarra! Eu preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.”
Formiga

PREFERÊNCIA TEMPORAL
Neste trecho da história já temos alguns importantes conceitos econômicos, entre eles está a preferência temporal! Preferência temporal nada mais é do que a tendência do ser humano a preferir a satisfação presente à futura, visto que a espera pela satisfação futura é um custo. Quanto mais alta é a preferência temporal, mais latente é a preferência pelo consumo presente, e quanto mais baixa a preferência temporal, maior a disposição para poupar e guardar para o futuro.
Vemos que a Cigarra tem uma alta preferência temporal, pois está preocupada apenas com o presente, sem se preocupar em sacrificar a sua diversão, ou uma parte dela, para buscar comida para o inverno. A Formiga, por outro lado, demonstra se preocupar muito com o futuro, por isso dizemos que a formiga tem uma baixa preferência temporal e, consequentemente, é por isso que realiza sua poupança.
POUPANÇA
Aqui vemos um segundo conceito econômico importante: a poupança. Poupança nada mais é que parcela da renda ou patrimônio que não é gasto ou consumido no período em que é recebido e, por consequência, é guardado com a expectativa de ser utilizado em um momento futuro.
A Formiga trabalha para estocar mais comida do que precisa no presente para garantir que terá alimentos durante o inverno, naquele cenário da história a natureza ficava coberta de neve e a disponibilidade de alimentos diminuía drasticamente. Podemos dizer que a formiga trabalha e poupa a comida agora, para ter o que comer durante o inverno.
“A GENTE SÓ VIVE UMA VEZ”
Voltando à história, vemos que o comportamento de ambas as protagonistas é praticamente oposto: Durante todo o verão, a cigarra se divertia pelo o bosque. Quando tinha fome, pegava uma folha e comia. Não se preocupava em trabalhar para poupar, pois estava pouco preocupada com o futuro. A formiga passava horas carregando pesadas cargas de alimentos e era desdenhada:
“Deixa esse trabalho para as outras, vamos nos divertir”
Cigarra
“Não minha cara Cigarra, tenho que me preparar para o inverno. Se eu não poupar hoje vou ficar sem comida para o inverno e vou acabar morrendo de fome.“
Formiga
“Formiguinha, você precisa relaxar um pouco! Aproveite o momento, a gente só vive uma vez e digo mais no longo prazo estaremos todos mortos.”
Cigarra
A formiguinha não resistiu e foi com a cigarra ver a vida que ela levava, e ficou encantada. Resolveu então, adotar o mesmo estilo de vida que sua amiga. Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho.
A rainha das formigas disse então para a cigarra:
Se não mudar de vida e passar a pensar não só no presente, quando chegar o inverno, você se arrependerá! Vai passar fome e frio, precisa começar a se preparar para o inverno.
Rainha das formigas
“O inverno ainda está longe! Para que me preocupar?“
Cigarra
O AMANHÃ CHEGOU
Contudo, o inverno chegou, e a cigarra começou a sentir muito frio. Sem abrigo, sem alimentos e desesperada, foi bater na casa das Formigas. Ao ver a cigarra quase morta de frio, as formigas puxaram-na para dentro, deram agasalhos, alimentos e cuidaram dela. Foi então que apareceu a Rainha das Formigas e disse:
“No mundo das formigas, todos trabalham. Se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.”
Cigarra
Para a cigarra e para as formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.
TRABALHO
O terceiro conceito econômico refere-se ao trabalho. Trabalho é um tipo de ação que tem a expectativa de produzir bens e serviços que satisfazem as necessidades. Por isso, o trabalho é fundamental para existir a poupança. A poupança permite que possamos passar por situações complicadas – como a que as formiguinhas e a cigarra passaram durante o inverno – e ela também pode ser usada até mesmo para fazer investimentos em bens de capital que irão permitir uma maior eficiência na alocação dos recursos escassos.
CONCLUSÃO
Mas qual a principal lição que a fábula “A Cigarra e a Formiga” nos ensina?
Ela ensina principalmente a importância de poupar. É importante perceber que o inverno impediu as formigas de trabalhar, mas elas ainda tinham alimentos para se sustentar. Como isso é possível? Como é possível que elas tenham alimento no inverno sem estarem trabalhando para consegui-lo? Simples: elas já haviam feito isso antes. Perceba: elas trabalharam não somente para conseguir o sustento do dia, mas para conseguir também o sustento do inverno. Somente dessa forma foi possível ter o alimento no inverno sem precisar caminhar pela neve para consegui-lo: as formigas pouparem foi o que possibilitou, poderem tirar uma folga e permanecerem abastecidas no inverno. Se hoje temos feriados, finais de semana, férias e aposentadorias, tudo isso só é possível de acontecer porque seguimos o exemplo das formigas.
Podemos ver que no final cada uma das personagens focou no que faz de melhor: as Formiguinhas continuaram pegando folhas e a Cigarra agora trabalhava no que fazia de melhor que era tocar e cantar.
Pingback: Economia com os Três Porquinhos! Preferência Temporal! - Econotime
Pingback: Learn Economics with The Cricket and the Ant - Libertarian Europe
Pingback: Apprenez l'Économie avec La Cigale et la Fourmi - Libertarian Europe
Pingback: TOP 10 VÍDEOS DO CANAL EM 2021! - Econotime
Pingback: Economia com o Robinson Crusoé: Poupança e Investimento - Econotime
I am regular visitor, how are you everybody? This paragraph posted at this web site is really fastidious.
I’ll immediately grab your rss feed as I can’t in finding
your e-mail subscription hyperlink or e-newsletter service.
Do you’ve any? Kindly permit me recognise so that
I may subscribe. Thanks.
Hello! Would you mind if I share your blog with my zynga group?
There’s a lot of folks that I think would really appreciate your
content. Please let me know. Cheers
I like what you guys tend to be up too. This sort of clever work and
reporting! Keep up the excellent works guys I’ve added you
guys to blogroll.
With havin so much content and articles do you ever run into any problems of plagorism or copyright violation? My blog has a lot of unique
content I’ve either written myself or outsourced
but it seems a lot of it is popping it up all over the internet without my agreement.
Do you know any ways to help protect against content from
being stolen? I’d genuinely appreciate it.
I was curious if you ever thought of changing the layout of your website?
Its very well written; I love what youve got to say.
But maybe you could a little more in the
way of content so people could connect with it better.
Youve got an awful lot of text for only having 1 or 2 pictures.
Maybe you could space it out better?
Heya i am for the first time here. I came across this
board and I to find It truly useful & it helped me out
much. I hope to offer one thing back and help others like you aided me.
You are so cool! I do not suppose I’ve read through anything like this before.
So wonderful to find somebody with a few genuine thoughts on this subject.
Seriously.. thanks for starting this up. This web site is something that’s needed on the internet, someone with a bit of originality!