Carl Menger: O Pai da Escola Austríaca de Economia
QUEM FOI CARL MENGER?
Carl Menger (1840-1921) foi um grande economista austríaco do século Século XIX e início do século XX, fundador da famosa, Escola Austríaca de Economia (EA) e um dos pais da chamada Revolução Marginalista. Trabalhou como jornalista e observando o comportamento humano, resolveu escrever sobre economia. Foi professor na Universidade de Viena e essa é uma das razões dos economistas que estudam a EA serem chamados de “economistas austríacos”, mesmo muitos não tenham nascido na Áustria.
A REVOLUÇÃO MARGINALISTA E A UTILIDADE MARGINAL
Possui uma enorme importância para a história do pensamento econômico, já que foi um dos pais da revolução marginalista (junto com William Stanley Jevons, Léon Walras, que paralelamente e simultaneamente desenvolveram suas teorias). A teoria do professor Menger consistia em demonstrar que ao contrario do que achavam a maioria dos economistas da época o valor era algo subjetivo e não objetivo. A partir do subjetivismo Menger chega ao que ficou conhecido como a, Lei da Utilidade Marginal, que se resume no seguinte:
“Quanto maior é a oferta de um bem, a tendência é que sua utilidade marginal seja menor; quanto menor a oferta de um bem, a tendência é que sua utilidade marginal seja maior.”
A contribuição do professor Carl Menger foi importante pois ajudou a resolver o famoso “paradoxo do diamante e da água”. A teoria da subjetividade do valor explicou o motivo do diamante valer mais que a água, mesmo que a água seja essencial para vida humana e o diamante não.
INFLUENCIADOS
Carl Menger influenciou diversos economistas, tanto diretamente como indiretamente, entre os pensadores influenciados por ele, podemos destacar seus discípulos Eugen von Böhm-Bawerk e Friedrich von Wieser, além de diversos outros economistas, tanto membros de EA como membros de outras escolas como a Neoclássica, alguns exemplos são: Ludwig von Mises, Joseph Schumpeter, Lionel Robbins, Fritz Machlup, Alfred Marshall, F.A. Hayek, Wicksell, Rothbard e muitos outros até os dias de hoje como por exemplo , Jesus Huerta de Soto e Isreal Kirzner.
DER METHODENSTREIT
Carl Menger foi um dos protagonistas do, Der Methodenstreit, que envolveu uma disputa entre a já citada Escola Austríaca contra a Escola Historicista Alemã de Economia.
Origem do Dinheiro
Carl Menger defendeu e demonstrou em sua obra, On the Origins of Money (1892), que o dinheiro surgiu de forma espontânea e com a função de facilitar as trocas entre os agentes econômicos. O tema “origem do dinheiro” já foi abordado em outro texto, saiba mais clicando aqui.
OBRAS
Carl Menger foi autor de grandes obras como por exemplo:
(1871) – Princípios de Economia Política
(1883) – Investigations into the Method of the Social Sciences with Special Reference to Economics
(1884) – The Errors of Historicism in German Economics
(1892) – On the Origins of Money
LEGADO
O que tentei demonstrar mesmo que brevemente no presente artigo é quem foi Carl Menger e qual sua importância para a economia. O mesmo ainda nos dias de hoje é estudado em diversas universidades de economia principalmente na disciplina de HPE, ainda nos dias de hoje existem programas de pós-graduação e institutos voltados a “economia austríaca” que só existe graças a Menger, além de muitas contribuições dele terem sido incorporadas pela maioria das escolas de pensamento, por exemplo a teoria da Utilidade Marginal.
Qual o próximo economista você gostaria de saber um pouco mais?
Veja minha animação sobre o tema:
Pingback: A Utilidade Marginal Decrescente e a Revolução Marginalista - Econotime
Pingback: Friedrich von Wieser e o Custo de Oportunidade - Econotime
Pingback: Léon Walras e o Equilíbrio Geral! Escola de Lausanne - Econotime