Conheça: Eugen von Böhm-Bawerk! Capital e Juros.

Quem foi

Eugen Böhm Ritter von Bawerk foi um grande economista austríaco do século XIX e início do século XX, que se formou em direito na renomada Universidade de Viena, na universidade teve contato com as obras de Carl Menger, o pai da Escola Austríaca de Economia e com o Economista Von Wieser desenvolvedor da teoria do custo de oportunidade. A proximidade de Wieser e Bawerk era tanta que Wieser se tornaria seu cunhado. Böhm-Bawerk não chegou a ser aluno direto de Carl Menger, mas sua visão econômica tinha como base as obras de Menger.

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

Trabalhou no ministério das finanças da Áustria. Onde teve papel fundamental na reforma tributária feita na Áustria no final do século XIX. Sua importância na reforma e suas grandes obras sobre economia o tornaram muito famoso. O que fez com que em 1895 chegasse ao cargo de Ministro das Finanças. Servindo 3 vezes e encerrando sua última passagem em 1904.

No ministério Böhm-Bawerk defendeu e manteve o padrão ouro, manteve um orçamento equilibrado e cortou subsídios do governo ao açucar. Se tornou tão famoso na Áustria que chegou a estampar a nota de 100 Xelim (moeda da Áustria, antes do padrão  euro).

CRÍTICA A KARL MARX

Foi um crítico ferrenho de Karl Marx e do Marxismo, publicou a obra, Karl Marx and the Close of His System. Onde analisou e criticou a teoria de Marx. Devido a esta publicação e suas diversas críticas as obras de Marx, o mesmo passou pelo escrutínio de muitos economistas marxistas. Böhm-Bawerk é considerado por muitos como o homem que refutou Marx.

CAPITAL E JUROS

Sua principal obra foi “Capital e Juros” que foi dividida em 3 partes, onde a primeira faz uma crítica as teorias do Capital existentes na época, a segunda controi uma teoria do capital e dos Juros e a terceira parte responde às críticas a sua teoria.

INFLUENCIADOS

Influenciou grandes economistas como por exemplo seus alunos Ludwig von Mises e Joseph Schumpeter. Além de grandes economistas como F.A.Hayek, Wicksell, Fisher e muitos outros.

CONTRIBUIÇÕES

As suas contribuições para a economia foram a elaboração da Teoria Austríaca do Capital e também a sua Teoria sobre os Juros e sua influência sobre Wicksell que elaborou a teoria da “Taxa de Juros Natural”. Entenda a teoria do juros de Böhm-Bawerk vendo o vídeo a seguir:

CONTROVÉRSIA

A teoria do capital de Bawerk foi tema de debates e controvérsias entre o próprio Bawerk vs outro grande nome da economia, John Bates Clark, e posteriormente entre F.A. Hayek (defendendo os austríacos) e o saudoso economista, Frank Knight, que é considerado o fundador da Escola de Chicago.

LEGADO

É considero por muitos junto com Alfred Marshall um dos maiores economistas de sua época e suas obras são lidas até hoje e com certeza teve sua contribuição ao pensamento econômico.

Qual o proximo economista que vocês gostariam de ver nessa série?

Gabriel Almeida Braga

Gabriel Almeida Braga

Escritor, estudante de Ciências Econômicas, gosta principalmente de Microeconomia e da História do Pensamento Econômico (HPE), graduando em Administração de Empresas, cofundador da Apptime, fundador da iniciativa Economia para Iniciantes e editor-chefe do site Econotime.

4 thoughts on “Conheça: Eugen von Böhm-Bawerk! Capital e Juros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.