Grandes Economistas – John Stuart Mill

QUEM FOI JOHN STUART MILL

John Stuart Mill foi um filósofo e economista britânico que nasceu na cidade de Londres no início do século XIX, mais especificamente no ano de 1806.

Mill é famoso por suas contribuições em diversas áreas do conhecimento como por exemplo nas áreas de direito, lógica, política, economia e principalmente filosofia.

Suas contribuições para o campo da filosofia o fazem ser considerado por muitos, como o principal filósofo de língua inglesa de todo o século XIX.

Ainda quando criança Mill foi capaz de realizar diversos feitos como o de com apenas 3 anos de idade ser capaz de saber o alfabeto grego e de realizar longas lista de palavras gregas com os seus equivalentes em inglês. Com apenas oito anos, Mill tinha lido obras como as “Fábulas de Esopo” e seis diálogos de Platão. Ainda criança sabia mais sobre a história da Inglaterra que muitos adultos. Com a idade de doze anos, Mill iniciou um estudo intenso de lógica, lendo os tratados de lógica de Aristóteles no original.

Mill trabalhou na Companhia Inglesa das Índias Orientais, lidando com a correspondência rotineira referente à atuação do governo inglês na Índia.

STUART MILL E HARRIET TAYLOR

Aos 25 anos, apaixonou-se por Harriet Taylor, uma mulher linda e inteligente, porém casada, que veio exercer grande influência no trabalho de Mill. Cerca de vinte anos depois, quando seu marido faleceu, Harriet Taylor se casou com John Stuart Mill. Ele se referia a ela como “dádiva-mor da minha existência” e ficou inconsolável quando ela morreu sete anos depois.

John Stuart Mill e Harriet Tayor

INFLUÊNCIAS

John Stuart Mill foi influenciado por diversos pensadores como pelo filósofo escocês e seu pai James Mill, como por seu padrinho Jeremy Bentham, afinal ambos foram seus tutores e é possível ver uma grande influência do filósofo liberal, John Locke, nas ideias de Stuart Mill. No campo da economia é perceptível a influência de Adam Smith, David Ricardo e J.Say nas ideias de Stuart Mill.

UTILITARISMO

John Stuart Mill é conhecido por ser o principal propagador do utilitarismo, embora o nome de Mill seja constantemente associado ao utilitarismo é importante ressaltar que essa teoria ética foi inicialmente proposta por seu padrinho, Jeremy Bentham. Até os dias de hoje temos diversas pessoas e pensadores que se autodenominam utilitaristas. Inclusive Mill tem uma obra que leva o nome dessa teoria ética, a obra “Utilitarismo” foi publicada em 1863.

ECONOMIA

John Stuart Mill é muito reconhecido por suas contribuições no campo da economia, sua obra princípios de economia política publicada no ano de 1848 em sua principal obra no campo da economia são abordados temas como Adam Smith, David Ricardo, Say, Fisiocracia, Mercantilismo e muito mais. O livro de Mill na época em que foi escrito foi visto como parte da ortodoxia econômica e a obra foi responsável por condensar e consolidar boa parte do pensamento da Escola Clássica de Economia. Por essa e outras contribuições Mill é visto como um dos 5 principais nomes da Escola Clássica de Economia.

SOBRE A LIBERDADE

Stuart Mill era um grande defensor do liberalismo e chegou a escrever uma obra que muitos consideram fundamental para os princípios da liberdade. A obra é chamada “On Liberty” e foi publicada inicialmente no ano de 1859. Nessa obra Mill defende a importância da liberdade de escolha e faz também uma defesa sobre a importância da existência da liberdade de expressão, essa defesa fica clara em alguns trechos de sua obra:

“Se toda a humanidade menos um fosse da mesma opinião, e apenas um indivíduo fosse de opinião contrária, a humanidade não teria maior direito de silenciar essa pessoa do que está o teria, se pudesse, de silenciar a humanidade.”

John Stuart Mill

“Nunca podemos ter certeza de que a opinião que tentamos sufocar é falsa; e se tivéssemos, sufocá-la continuaria sendo um mal.”

John Stuart Mill

DEFENSOR DOS DIREITOS DAS MULHERES

Mill também era um político e chegou a ser membro do Parlamento Britânico, quando foi eleito no ano de 1865.

Mill é reconhecido por sua defesa aos direitos das mulheres, chegando a apresentar uma petição para estender o sufrágio as mulheres.

Foi autor de uma obra “A Sujeição das mulheres (1869)”.

OBRAS

As principais obras Mill são:

Sistema de Lógica Dedutiva (1843);

Princípios de Economia Política (1848);

Sobre a Liberdade (1859);

O Governo Representativo (1861);

Utilitarismo (1863);

Sujeição das mulheres (1869).

FRASES

Algumas frases de Mill que na minha visão demonstram sua visão de mundo são:

“No final de contas, o valor de um Estado é o valor dos indivíduos que o compõem.”

John Stuart Mill

“Todas as coisas boas que existem são os frutos da originalidade.”

John Stuart Mill

“Quem conhece apenas o seu próprio lado do caso (argumento) sabe pouco disso. Suas razões podem ser boas e ninguém pode refutá-las. Mas se ele é igualmente incapaz de refutar as razões do lado oposto, se ele não sabe o que são, ele não tem motivos para preferir qualquer opinião”

John Stuart Mill

“Para os males da liberdade só existe um remédio, é mais liberdade.”

John Stuart Mill

“A liberdade de um indivíduo deve ser assim limitada: não deve ser prejudicial aos outros.”

John Stuart Mill

“A humanidade ganha mais aceitando que cada um viva como bem lhe parecer do que obrigando-o a viver como bem parecer aos outros.”

John Stuart Mill

“Para atingir seus objetivos, os maus precisam apenas que os homens de bem assistam a tudo sem fazer nada.”

John Stuart Mill

LEGADO

A influência de Mil é vista até hoje principalmente no campo da Filosofia e Economia.

A lista de pensadores influenciados por Mill é muito extensa, mas irei citar alguns exemplos de pensadores que já referenciaram Mill em suas obras; Hayek, Milton Friedman, Alfred Marshall etc.

Também é importante ressaltar que Mill é estudado em universidades de Economia e Filosofia do mundo inteiro.

SUGESTÕES

Aproveite que os livros de Mill estão com um preço bom na Amazon e compre com o link a seguir e me ajude a ter mais tempo para fazer mais textos como esse:
On Liberty: https://amzn.to/3E7at53
Utilitarismo: https://amzn.to/3z27S8A
Princípios de economia politica: https://amzn.to/3E6humu
A Sujeição das mulheres: https://amzn.to/3lhBiL0

Gabriel Almeida Braga

Gabriel Almeida Braga

Escritor, estudante de Ciências Econômicas, gosta principalmente de Microeconomia e da História do Pensamento Econômico (HPE), graduando em Administração de Empresas, cofundador da Apptime, fundador da iniciativa Economia para Iniciantes e editor-chefe do site Econotime.

4 thoughts on “Grandes Economistas – John Stuart Mill

  • Avatar
    26/03/2022 em 12:58
    Permalink

    Thank you for another informative site. The place else may I get that type
    of information written in such a perfect means? I have a project that I’m just now running on, and
    I’ve been on the glance out for such information.

    Resposta
  • Avatar
    27/03/2022 em 14:12
    Permalink

    I needed to thank you for this very good read!!
    I absolutely enjoyed every little bit of it. I’ve got you saved as a favorite
    to look at new things you post…

    Resposta
  • Avatar
    27/03/2022 em 19:52
    Permalink

    Everyone loves what you guys tend to be up too. This sort of clever work and reporting!
    Keep up the good works guys I’ve incorporated
    you guys to blogroll.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.