Friedrich von Wieser e o Custo de Oportunidade

QUEM FOI


Friedrich Freiherr von Wieser (1851-1926) foi um dos maiores economistas de seu tempo. Formou-se em sociologia e direito na Universidade de Viena e é um dos 3 fundadores Escola Austríaca de Economia (EA). Foi discípulo do fundador da EA, Carl Menger (1840-1921) e amigo pessoal do economista Eugen Böhm Ritter von Bawerk (1851-1914). A proximidade dos dois era tanta que von Wieser se tornaria cunhado de Böhm-Bawerk.

Em 1903, Wieser se tornou professor titular na Universidade de Viena, onde ensinou alguns dos mais famosos economistas da história. Entre eles podemos destacar Joseph Schumpeter (1883-1950), que nutria profundo respeito e admiração pelo seu professor. Também é preciso destacar seu discípulo mais fiel, o Nobel em economia  F.A. Hayek (1899-1992), que após a morte de Wieser chegou a declarar:

“Com sua morte, a economia teórica moderna perdeu um dos seus maiores mestres, e os economistas em todo mundo viram-se privados de um dos mais eminentes colegas”

(HAYEK, 2021, p. 105)

CUSTO DE OPORTUNIDADE

É considerado o desenvolvedor de uma das mais importantes teorias de toda a economia, a teoria do custo de oportunidade (HAYEK, 2021 p. 108 & 109). A obra “O Livro da Economia”, na página 133 da edição de 2018, também coloca von Wieser como desenvolvedor dessa importante teoria. O professor Jesús Huerta de Soto, na obra “A Escola Austríaca” diz o seguinte:

“Devemos a Wieser algumas contribuições interessantes, entre as quais sobressai o desenvolvimento da concepção subjetivista do custo de Menger, entendido como o valor subjetivo que o agente dá aos fins a que renuncia ao agir de determinada forma (conceito subjetivista de custo de oportunidade)”

(DE SOTO, 2010, p. 86).

O conceito foi bem elaborado nas obras de Wieser e apesar de ter sido ignorado por grandes economistas de sua época, como Alfred Marshall (1842-1924), é fundamental tanto para a Escola Austríaca de Economia como para a Economia Neoclássica.

Entenda Custo de Oportunidade:

UTILIDADE MARGINAL

Apesar do conceito de Utilidade Marginal ter sido desenvolvido anteriormente por William Stanley Jevons (1835-1882) e por Carl Menger, Wieser foi quem cunhou a expressão:

“assim como a expressão “utilidade marginal” ou “fronteiriça” (grenznutzen, de grenz, “fronteira” e nutzen, “utilidade”) que ele foi o primeiro a utilizar.”

(DE SOTO, 2010, p. 86).

VIDA PÚBLICA

Segundo Hayek (HAYEK, 2021 p. 106) F. Wieser descendia de uma longa linhagem de servidores públicos austríacos. Era filho de Leopold von Wieser, um alto funcionário do Ministério da Guerra. Wieser, assim como seu pai, teve uma longa vida pública. Foi professor na Universidade de Viena onde teve uma cátedra. Em 1917 foi nomeado membro da Câmara dos Lordes austríaca e recebeu o título de Barão. Também foi Ministro do Comércio no Gabinete Austríaco, cargo que ocupou até o final da Primeira Guerra Mundial, em 1918.

SOCIALISTA FABIANO

Um fato curioso é que, enquanto a maioria dos teóricos da Escola Austríaca são Liberais (Hayek, Ludwig von Mises, Böhm-Bawerk) e até mesmo anarcocapitalistas (Rothbard, Hoppe), Wieser era um social-democrata, considerado por alguns como um “Socialista Fabiano”.

OBRAS

As principais obras de F. Wieser são:

  • On the Origin and the Main Laws of the Value of Factors (1884)
  • Natural Value (1889)
  • Social Economics (1914)

LEGADO

O legado de F. Wieser para a ciências econômicas é inegável. Sem dúvida, ele é um dos maiores economistas de todos os tempos. Infelizmente, muitos economistas, principalmente os que se autodenominam “mainstream” e inclusive muitos economistas austríacos, não lhe dão o devido reconhecimento. Suas ideias e especialmente a teoria do Custo de Oportunidade são contribuições essenciais para as ciências econômicas, principalmente no campo da microeconomia.

REFERÊNCIAS:

DE SOTO, Jesús Huerta (2010): A Escola Austríaca: mercado e criatividade empresarial /Jesus Huerta de Soto. — São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil. Tradução: André Azevedo Alves

Friedrich A (2021): O Renascimento do Liberalismo: Princípios da Escola Austríaca e os ideais da liberdade econômica. Editado por Peter G. Klein; tradução de Carlos Szlak. São Paulo: Faro Editorial, 272 p.

Livro da Economia: https://amzn.to/3tXnvM1

Gabriel Almeida Braga

Gabriel Almeida Braga

Escritor, estudante de Ciências Econômicas, gosta principalmente de Microeconomia e da História do Pensamento Econômico (HPE), graduando em Administração de Empresas, cofundador da Apptime, fundador da iniciativa Economia para Iniciantes e editor-chefe do site Econotime.

11 thoughts on “Friedrich von Wieser e o Custo de Oportunidade

  • Pingback: O que é Custo de Oportunidade! Trade-off - Econotime

  • Avatar
    26/03/2022 em 07:30
    Permalink

    It’s a shame you don’t have a donate button! I’d certainly
    donate to this excellent blog! I suppose for now i’ll settle for book-marking and
    adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to brand new updates and will talk about this
    website with my Facebook group. Chat soon!

    Resposta
  • Avatar
    26/03/2022 em 14:12
    Permalink

    You’ve made some good points there. I checked on the net to learn more about the issue and found
    most individuals will go along with your views on this web site.

    Resposta
  • Avatar
    26/03/2022 em 17:33
    Permalink

    Wow, this paragraph is nice, my sister is analyzing such things, so I
    am going to convey her.

    Resposta
  • Avatar
    26/03/2022 em 19:39
    Permalink

    Good post. I learn something totally new and challenging on websites I stumbleupon on a
    daily basis. It will always be exciting to read articles from other authors and practice
    a little something from their sites.

    Resposta
  • Avatar
    27/03/2022 em 08:32
    Permalink

    wonderful issues altogether, you simply gained a emblem new reader.
    What might you suggest in regards to your submit that you made a few days
    in the past? Any certain?

    Resposta
  • Avatar
    28/03/2022 em 12:20
    Permalink

    Nice blog here! Also your website loads up very fast!

    What web host are you using? Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my site loaded up as fast as yours lol

    Resposta
  • Avatar
    29/03/2022 em 14:18
    Permalink

    My brother suggested I might like this web site. He was totally right.
    This post truly made my day. You cann’t imagine simply how much time I
    had spent for this information! Thanks!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.