A Pirâmide de Maslow – A Hierarquia das necessidades!

O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma.

Abraham Maslow

Quem foi Abraham Maslow?

Abraham Harold Maslow (1908-1970) foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta, Hierarquia de necessidades de Maslow, que é a pirâmide que mostra a hierarquia das necessidades de um indivíduo.

Abraham Harold Maslow (1908-1970)

As necessidades

Maslow acreditava que todos os seres humanos buscavam a autorrealização, porém se a primeira camada não fosse suprida, o ser humano tende a mudar o seu comportamento instantaneamente.

Isso foi observado em uma tribo organizada, que vivia em harmonia e possuíam valores sociais bem definidos. Porém, ocorreu uma crise interna, que levou os civis a passarem fome, desde então o padrão de comportamento da tribo se transformou, já que neste momento a maior preocupação era regida pelo instinto do indivíduo de se manter vivo.

Maslow dividiu as necessidades em 5 estágios: Fisiológicas, Segurança, Sociais, Estima e Autorrealização.

Os Estágios:

1- Fisiológica

O primeiro estágio a camada fisiológica, que remete a comer, dormir etc. São as necessidades básicas do ser humano, por exemplo: quando você está com vontade ir no banheiro, mesmo que tenha alguma pendência importantíssima para resolver no trabalho, não é possível que concentremos nela antes de ir ao banheiro. Ao satisfazer esse nível, avançamos para o segundo estágio.

2- Segurança

O segundo estágio é a segurança que na mais é que a necessidade de nos sentirmos seguros, perante algum tipo de perigo como por exemplo a violência, catástrofes naturais, estabilidade na vida, preservar algo etc. Está necessidade está relacionada com o fato de existirem leis e limites que permitem que haja uma ordem na sociedade.

3- SOCIAL

Esse estágio fala de relacionamentos, sejam eles amorosos ou até familiares e amizades. Fala da necessidade do ser humano, de ter contato social.

4- Estima

O quarto estágio é o da estima, onde buscamos o reconhecimento e a questão do respeito.

5- Autorrealização

O último estágio, a Autorrealização, de acordo com Maslow é difícil que consigamos alcançar, pois ficamos presos e apegados a segurança, como diria Maslow algo que nos impede diretamente de chegar nesse nível e praticar o desapego. Apenas 1% dos estadunidenses pesquisados por Maslow chegaram nesse estágio.

Conclusão

A pirâmide de Maslow é usada em diversas áreas de estudo, como na Administração, Psicologia, Marketing e também até na Economia. Porém acreditamos que possamos utilizar esse conhecimento passado por Maslow em diversas áreas de nossa vida. Vamos deixar o próprio desenvolvedor da teoria concluir:

“Há sempre a escolha entre voltar atrás para a segurança ou seguir em frente para o crescimento. O crescimento deve ser escolhido uma, duas, três e infinitas vezes; o medo deve ser superado uma, duas, três e infinitas vezes.”

Abraham Maslow

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Texto escrito por Gabriel Almeida Braga e o graduado em publicidade e propaganda e palestrante Marcelo Estevam.

Veja nossa animação sobre o tema:

Gabriel Almeida Braga

Gabriel Almeida Braga

Escritor, estudante de Ciências Econômicas, gosta principalmente de Microeconomia e da História do Pensamento Econômico (HPE), graduando em Administração de Empresas, cofundador da Apptime, fundador da iniciativa Economia para Iniciantes e editor-chefe do site Econotime.

One thought on “A Pirâmide de Maslow – A Hierarquia das necessidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.