Dólar atinge alta histórica; real também se fortalece

No dia de hoje, 11 de novembro, o Índice DXY, o índice que mede a força do dólar americano perante as principais moedas do mundo (euro, iene japonês, libra esterlina, dólar canadense, coroa sueca e franco suíço), atingiu o recorde do ano, passando dos 95 pontos, maiores valores desde meados do fim de julho de 2020.

Índice DXY, fim de 2016 até 11/11/2021

Os investidores estão com maiores expectativas de que o Federal Reserve System (o banco central dos Estados Unidos) tenha de fazer uma política mais falconista do que o esperado, o que se viu também diante da alta na inflação americana, que nesse mês de outubro atingiu 6,2 %, no acumulado dos últimos doze meses (maiores valores desde novembro de 1990, quando atingira 6,1 %).

Real também se fortalece

Todavia, apesar da alta internacional do dólar americano, o real brasileiro entrou em uma rota de fortalecimento. No fim desse dia 11/11 (horário de Brasília), um dólar custava aproximados 5,39 reais, os mesmos valores do que os vistos em 19 de agosto desse ano.

Além da aprovação parcial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/21 (conhecida como PEC dos Precatórios), o Banco Central do Brasil anunciou que Fabio Kanczuk sairá do cargo de diretor de política econômica do banco central, o que ocorrerá em 31 de dezembro deste ano. O seu substituto será Diogo Guillen, que atualmente é economista-chefe da Itaú Asset Management, além de professor do Insper.

Taxa cambial dólar americano/real brasileiro, 13/11/2020 – 11/11/2021

Segundo o site Investing.com, nos últimos 7 dias, o real brasileiro se valorizou não apenas em relação a moeda norte-americana, mas também em relação a moedas como franco suíço, dólar australiano, dólar canadense, peso chileno, peso mexicano, dólar singapuriano, entre outros.

Veja também:

A Dolarização do Equador! 20 anos depois!

O que é Inflação?

Felipe Lange

Felipe Lange

Escritor, entusiasta de Economia e graduando em Biologia. Escreve e traduz artigos para o seu blog OCAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.