Inflação da Zona do Euro sobe, PIB indiano cresce 8,4 %

A inflação de preços na Zona do Euro está esperada para subir em 4,9 % nesse mês de novembro (valores anuais), uma alta de 0,8 ponto percentual ante o mês anterior, por estimativas preliminares. Caso tal previsão se concretize, será o maior valor desde julho de 1991, quando atingira 5 %. É mais do que o dobro da meta de 2 % estipulada pelo Banco Central Europeu.

O país do bloco que atualmente está com o maior índice de preços é a Lituânia, com alta de 8 % para esse mês de outubro, com Malta sendo o país do Euro com o menor índice para o mesmo mês, de 1,4 %.

Índice de preços na Zona do Euro, 01/1991 – 11/2021

O componente do índice que mais subiu foi o de energia, com aumento de 27,4 % em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Índia

A sexta maior economia do mundo (posto que um dia fora o do Brasil) vivenciou um crescimento no produto interno produto de 8,4 %, dados que foram divulgados para o terceiro trimestre de 2021. Tal crescimento foi medido de forma anual, ou seja, o PIB indiano cresceu 8,4 % no terceiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O PIB em valores correntes está em 35,734 trilhões de rúpias indianas, valores próximos aos do último trimestre de 2020.

PIB em valores correntes, segundo trimestre de 2004 a terceiro trimestre de 2021.

Vietnã

A quarta maior economia do Sudeste Asiático, região que hoje vem ganhando importância no cenário econômico mundial nas últimas décadas, o Vietnã registrou um aumento de preços de 1,87 % para esse mês de novembro, em valores anuais. A meta de inflação do país é de 4 %, sem nenhum teto adicional.

Além da retração econômica que o país tem vivido diante de meses de trancamentos, outro fator que favorece o país é que o M1 sofreu uma forte contração nos últimos anos, algo que resultou em uma respeitável queda no índice de preços. Isso, aliado ao fato de que as reservas internacionais estão em alta histórica, ajudam na taxa de câmbio, que sofre intervenções do Ngân hàng Nhà nước Việt Nam (o banco central do Vietnã), em um arranjo cambial parecido ao de Singapura. A atual taxa básica de juros do país está em 4 %.

Índice de preços vietnamita, 01/1996 – 11/2021

Informações de Trading Economics.

Nota: o dado divulgado oficial para o mês de novembro de 2021 foi de 2,1 % (cuja fonte está aqui). O dado obtido de 1,87 % foi fruto da soma do aumento percentual do Índice de Preços ao Consumidor do mês de novembro de 2020 ao mês de novembro de 2021.

Felipe Lange

Felipe Lange

Escritor, entusiasta de Economia e graduando em Biologia. Escreve e traduz artigos para o seu blog OCAL

One thought on “Inflação da Zona do Euro sobe, PIB indiano cresce 8,4 %

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.