Inflação coreana sobe, lira turca afunda e mais

Em dados para o mês de novembro, a inflação de preços sul-coreana chegou à uma nova alta: 3,7 % anuais, nos maiores valores desde outubro de 2011 (quando estava em 3,6 %). É quase o dobro da meta estipulada pelo banco central sul-coreano, o qual elevou os juros em 0,25 ponto percentual no dia 25 de novembro, deixando os juros básicos em 1 % anuais. Em outubro de 2021, a inflação estava em 3,2 %.

O componente que mais subiu no índice foi o de transporte, com alta de 12,9 % em relação a novembro de 2020.

Índice de preços sul-coreano: janeiro de 1966 a novembro de 2021.

Lira turca agoniza ainda mais

A moeda de uma das principais economias do mundo, a lira turca, chegou à uma baixa histórica: um dólar americano está custando quase 14 liras turcas, com taxa cambial de 13,59 liras por dólar (02/12/2021, 19:43 h, horário de Brasília). Recentemente houve protestos pelas ruas de Istambul, com confrontos com a polícia.

Taxa cambial dólar americano/lira turca: 16/03/2020 – 02/12/2021

A despeito de vários bancos centrais ainda bastante pródigos ao redor do mundo, o banco central turco segue o caminho contrário e continua reduzindo a sua taxa básica de juros. Tal fato se deu após a demissão de Naci Ağbal em 20 de março de 2021, presidente do banco central que havia dado início a um forte ajuste na política monetária, levando os juros de 10,25 % para 19 %. Com a sua demissão, o câmbio disparou, tanto pela clara violação à autonomia do banco central, quanto pela nomeação do atual presidente do banco, Şahap Kavcıoğlu, o qual reverteria a política e passaria a reduzir juros com grande intensidade. Segundo este artigo, não apenas a taxa de inflação do país possui dados de pouca confiabilidade, mas a doutrina seguida por Erdogan é de claramente demonizar os juros, à qualquer custo, além de defender que juros baixos são bons para o crescimento econômico, exportações e baixa inflação de preços.

Taxa básica de juros, janeiro de 2020 até novembro de 2021.

Para piorar o quadro, o ministro Lütfi Elvan renunciou por discordar dos rumos tomados na política monetária, sendo substituído por Nureddin Nebati.

Assim, a lira turca entra na lista das moedas que mais se desvalorizaram no mundo ante dólar.

Desempenho de lira turca ante dólar americano, acumulado do ano (até 20:09 h do dia 02/12/2021, horário de Brasília)

Senado aprova indicação de Victoria Rodríguez Ceja

Nessa quinta-feira, 2 de dezembro, o senado mexicano aprovou Victoria para o conselho de membros Banxico (são cinco membros, incluindo o presidente do banco central), ou seja, como integrante, mas não como a presidente do banco central, embora ainda tenha influência nas reuniões de política monetária. A aprovação se deu com 78 votos favoráveis, 21 contrários e 10 abstenções. Os senadores (inclusive do partido governista, MORENA) alegam que não é competência do Senado em aprovar nomeações de presidentes do Banxico. De acordo com a lei que dispõe sobre o Banxico, é o corpo de diretores do banco central é quem deve decidir sobre aceitar ou não a nomeação do presidente do banco central pelo presidente da República.

Informações de Trading Economics, El Economista, Al Jazeera e Euro News.

Felipe Lange

Felipe Lange

Escritor, entusiasta de Economia e graduando em Biologia. Escreve e traduz artigos para o seu blog OCAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.