Juros sobem: Hungria, Chile, Armênia e Paquistão

Nesse dia 14 de dezembro, terça-feira, quatro bancos centrais elevaram os juros.

Juros Chile

Conforme o esperado, o Banco Central de Chile elevou os juros em 125 pontos base, na mesma intensidade do que em sua reunião anterior. Assim, os juros foram de 2,75 para 4 % anuais, valores maiores desde março de 2014. O comitê ressaltou que a economia chilena tem se recuperado bem nos últimos meses e sinalizou que os juros devem continuar subindo, para chegar à meta atual do país, de 3 % de inflação anuais. O país se vê com uma inflação de preços em alta de 6,7 % para o mês de novembro.

Taxa de juros, maio de 1995 a dezembro de 2021.

Hungria

O Magyar Nemzeti Bank, banco central húngaro, elevou os juros em 0,3 ponto percentual, para 2,4 % ao ano, dentro do esperado. No acumulado do ano, foi a 7ª elevação de juros. O índice de preços marcou, em novembro, 7,4 % anuais, causando preocupação ao conselho monetário, que disse achar necessário continuar com a elevação dos juros até a inflação se estabilizar e estiver ao redor da meta de inflação, que é de 2 a 4 % anuais. O banco central também está reduzindo suas compras semanais de títulos governamentais, tendo cancelado por completo a compra de títulos corporativos.

Taxa básica de juros, janeiro de 1988 a dezembro de 2021

Mais um aumento para os armênios

O Hayastani Kentronakan Bank, banco central armênio, realizou um aumento de juros na ordem de 50 pontos base, de 7,2 para 7,75 %, tendo sido um dos primeiros bancos centrais do mundo a elevar os juros, já que os juros começaram a aumentar já em dezembro de 2020. O pequeno país asiático viu uma alta de 9,6 % no índice de preços em novembro último (acumulado dos últimos doze meses), o que pressiona ainda mais o comitê a continuar com o contracionismo monetário. O objetivo é que a política contracionista leve, à médio prazo, à meta de 4 % na inflação de preços.

Juros básicos da Armênia, outubro de 2010 a dezembro de 2021.

Juros paquistaneses sofrem “pancada”

O banco central paquistanês elevou os juros em 1 ponto percentual (ou 100 pontos base), de 8,75 para 9,75 % ao ano, com o objetivo de combater pressões inflacionárias e garantir crescimento estável, com a expectativa de alcançar a meta de inflação de 5-7 % no meio termo. Como a rúpia paquistanesa é atrelada ao dólar americano, a reunião também levou em conta a disponibilidade de reservas internacionais que, ao menos até julho desse ano de 2021, estão em alta histórica.

Taxa de juros básica, fevereiro de 1992 a dezembro de 2021.
Reservas internacionais, dezembro de 1998 a julho de 2021.

Informações de Trading Economics e Central Bank News.

Felipe Lange

Felipe Lange

Escritor, entusiasta de Economia e graduando em Biologia. Escreve e traduz artigos para o seu blog OCAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.