O que é Custo de Oportunidade! Trade-off

Introdução

A teoria do Custo de Oportunidade foi desenvolvida pelo grande economista austríaco Friedrich Freiherr von Wieser (1851-1926)  e incorporada a teoria econômica convencional sua compreensão.

Esse conceito é fundamental para entender os fenômenos econômicos e inclusive já estava presente de forma implícita em obras de outros grandes economistas como por exemplo F. Bastiat e David Ricardo.

Definindo Custo de Oportunidade

Antes de exemplificarmos tal conceito é importante o definir e por isso selecionei algumas definições propostas por renomados economistas:

 “O Custo de oportunidade é qualquer coisa de que se tenha de abrir mão para obter algum item.”

N. Gregory Mankiw

“Os custos com que os produtores e outros agentes econômicos calculam refletem as oportunidades alternativas que devem ser previstas; como serviços de produção são empregados para uma finalidade, todos os usos alternativos devem ser sacrificados”

Fritz Machlup

“O valor subjetivo que o agente dá aos fins a que renuncia ao agir de determinada forma”

Jesús Huerta de Soto

Exemplos

Suponha que você dispõe de 300 mil reais e está diante de duas opções: 1) fazer aplicação financeira com retorno de 0,6% ao mês ou (2) adquirir um imóvel.

Caso você escolha comprar o imóvel, renunciará o retorno da aplicação financeira, dos 0,6% ao mês. Porém, se você optar pela aplicação financeira, renunciará os benefícios de ter um imóvel próprio.

O que você deixou de ganhar escolhendo comprar o imóvel ou realizando a aplicação financeira é chamado de custo de oportunidade.

“A tragédia da vida humana é ter de desistir de uma coisa a fim de escolher a outra”

Lionel Robbins

Trade-off

Esta condição de precisar decidir entre uma coisa e outra muitas vezes gera conflitos de decisão, que na Economia são chamados “trade-off”.

“Trade-off é um termo da língua inglesa que define uma situação em que há conflito de escolha e se caracteriza em uma ação econômica que visa à resolução de problema mas acarreta outro, obrigando uma escolha.”

Um exemplo comum de trade-off, que acarreta um custo de oportunidade, é o seu tempo de descanso. Observe que quando você decide estudar mais horas, para ampliar as chances de avançar profissionalmente, estará renunciando ao seu tempo de descanso e vice-versa.

Como bem observou o professor Thomas Sowell:

“Não há soluções; existem apenas trade-offs.”

Conclusão

A Economia está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos.

A pergunta que devemos fazer para nós mesmos, diante de uma escolha ou decisão é: qual o custo dessa decisão? Eu realmente preciso disso? Se realmente preciso, estou preparado para lidar com as consequências da minha escolha?

Ao fazer estes tipos de questionamentos, você estará analisando o custo de oportunidade das suas decisões.

REFERÊNCIAS:

Livro Mankiw: Introdução À Economia: https://amzn.to/34svrLe

Um acadêmico intransigente – Fritz Machlup presenta na obra O Contexto Histórico da Escola Austríaca de Economia – Ludwig von Mises: https://amzn.to/3G6fJWI

Economia Básica Vol 1 Thomas Sowell: https://amzn.to/3vaSRjL

Economia Básica Vol 2 Thomas Sowell: https://amzn.to/3u5ljSK

Livro da Economia: https://amzn.to/3tXnvM1

DE SOTO, Jesús Huerta (2010): A Escola Austríaca: mercado e criatividade empresarial /Jesus Huerta de Soto. — São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil. Tradução: André Azevedo Alves

Gabriel Almeida Braga

Gabriel Almeida Braga

Escritor, estudante de Ciências Econômicas, gosta principalmente de Microeconomia e da História do Pensamento Econômico (HPE), graduando em Administração de Empresas, cofundador da Apptime, fundador da iniciativa Economia para Iniciantes e editor-chefe do site Econotime.

6 thoughts on “O que é Custo de Oportunidade! Trade-off

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.