Inflação na Espanha é a maior em quase 30 anos
Já há os dados de dezembro para a Espanha referente à inflação de preços: uma alta de 6,7 %, maiores valores em quase 30 anos. Em março de 1992, o índice chegou a marcar 6,86 %, quando a Espanha ainda utilizava a peseta espanhola. Todos esses dados englobam variação anual.
Tais dados contrastam com os do ano passado, quando o país viveu por alguns meses de deflação de preços:


Peso mexicano se valoriza de novo
Com a alta do petróleo WTI (por volta de US$ 76,41 nesse dia 30/12/2021, às 13 horas no fuso horário UTC), o peso mexicano ganha uma nova valorização, com o dólar americano chegando a custar próximo de 20,50 pesos (mesmo dia e horário previamente mencionado). Fator que auxilia também é a postura mais falconista do Banxico.
Apesar disso, os desafios no próximo ano envolverão as avaliações de crédito pelas agências classificadoras de risco, assim como a reforma estatizante do setor elétrico que o Andrés Manuel Lopez Obrador pretende passar.
ANP aprova Agenda Regulatória 2022 – 2023
Nesse dia 16 de dezembro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis aprovou a chamada Agenda Regulatória 2022 – 2023 que, entre outras coisas, prevê uma regulação menos onerosa sobre os setores envolvidos, visando tirar barreiras a novos entrantes. Foi realizada por meio da Diretoria Colegiada. Está publicada por meio da Portaria ANP nº 86 de 20 de dezembro de 2021.
Informações de Trading Economics.