Guarani Paraguaio foi a melhor moeda sul-americana em 2021

Com o fechamento do ano de 2021, já é possível constatar qual foi o desempenho das moedas da América do Sul ante dólar americano.

Apesar da valorização do dólar americano de 6,37 % ao longo de 2021, o boliviano desvalorizou em – 0,14 %, ao passo que o guarani paraguaio ficou com desempenho de… 0 %.

Na região, as piores moedas em desempenho foram o peso chileno, o peso colombiano, o peso argentino, o dólar surinamense e o bolívar soberano. Descontando o bolívar (cuja desvalorização já é incalculável), o peso argentino desvalorizou em aproximadamente – 20,79 % (pelo chamado dólar blue, ou seja, o câmbio paralelo). A segunda pior moeda fora o dólar surinamense, que acumulou uma desvalorização de – 27,14 %. O boliviano opera um regime fixo, assim como o dólar surinamense. Peso colombiano e peso chileno também sofreram bastante, desvalorizando muito mais do que o próprio real brasileiro.

Desempenho de moedas sul-americanas ante dólar americano ao longo de 2021 (aproximadamente): guarani paraguaio (vermelho), boliviano (roxo), peso uruguaio (azul claro), real brasileiro (azul), nuevo sol peruano (amarelo), peso colombiano (verde água), peso chileno (roxo claro/púrpura). Linha verde para o índice DXY.

Nesse ano de 2022 o real brasileiro deve sofrer turbulência, diante de incertezas eleitorais, assim como o peso colombiano, cujo país também terá eleições presidenciais, neste caso sendo prevista para maio.

Informações de Trading Economics.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Sete formas de fortalecer o REAL

Felipe Lange

Felipe Lange

Escritor, entusiasta de Economia e graduando em Biologia. Escreve e traduz artigos para o seu blog OCAL

One thought on “Guarani Paraguaio foi a melhor moeda sul-americana em 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.