O MONOPÓLIO DA VIRTUDE E A TIRANIA DA VISÃO!

Um dos maiores feitos do grande economista e pensador, Thomas Sowell, foi ter observado o que ele chamou de tirania da visão. Basicamente, Sowell observou que nos debates atuais muitos rogam para si mesmos o que comumente se chama de monopólio da virtude. Ou seja, muitos indivíduos, ao buscarem um fim nobre, pressupõem que qualquer um que questione a viabilidade dos meios por eles propostos necessariamente seja contra este mesmo fim nobre.

João Vs Eduardo

Para uma melhor compreensão e para fins didáticos vamos a um exemplo:

Vamos supor que João deseje acabar com a pobreza no mundo. Para isso, sua proposta é a de que os bancos centrais imprimam muito mais dinheiro e distribuam esse dinheiro novo a todas as pessoas necessitadas. Na visão de João, desta forma, o problema da pobreza estaria resolvido.

Eduardo que é um rapaz que estuda ciências econômicas. Compartilha do nobre desejo de João de erradicar a pobreza, mas decide questionar sua proposta e demonstra, por meio de sólidos argumentos, que o meio proposto – imprimir e distribuir dinheiro novo – não só não atingiria o fim desejado como iria piorar a situação.

A reação de João

Vamos supor que a reação de João não seja a de iniciar uma saudável troca de ideias com Eduardo. Ao invés disso, João passa a atacar Eduardo, agindo como se ele fosse contrário ao fim nobre proposto.

João dispara uma série de ataques como:

“não se importa com a pobreza”, “odeia os pobres”, “fala isso pq nunca passou fome”, “neoliberaloide” etc.

João

O que poderia ter acontecido

Porém se analisarmos a situação com cuidado iremos ver que em nenhum momento Eduardo defendeu a pobreza ou discordou do fim desejado por João. O que ele de fato fez foi questionar e demonstrar os erros do meio proposto por João. Este questionamento poderia ter resultado num diálogo produtivo e novas soluções poderiam ter sido encontradas. No entanto, sua iniciativa foi respondida por uma série de falácias.

Esse tipo de comportamento que João teve no nosso exemplo está presente nos debates de hoje e isso acaba por prejudicá-los e torná-los muitas vezes infrutíferos e nada saudáveis.

O professor Sowell observa que:

“Os erros podem ser corrigidos por aqueles que observam os fatos, mas o dogmatismo não será corrigido por aqueles que estão apegados a uma visão.”

Thomas Sowell

O Monopólio da Virtude

Uma passagem do pensador francês, F. Bastiat, exemplifica o que estamos falando:

“Toda as vezes que nos opomos a uma coisa que está sendo feita pelo governo, os socialistas concluem que nos opomos a que isso seja feito… É como se os socialistas nos acusassem de não querer que as pessoas comam porque não queremos que o estado plante grãos”

Frédéric Bastiat

O professor Sowell nos fala da dificuldade de dialogar com aqueles que rogam para si mesmos o monopólio da virtude:

“É normalmente inútil tentar comunicar fatos e análises sérias a pessoas que atribuem um senso de superioridade moral à sua ignorância.”

Thomas Sowell

E isso está presente também na própria política. Muitas pessoas, com a melhor das intenções (ou pelo menos que dizem as possuir) clamam por algo inviável ou com um custo alto demais para ser pago, e os que “ousam” questionar a viabilidade de tal medida sofrem o mesmo tipo de ataque que Eduardo sofreu em nosso exemplo.

O Nobel em economia, Milton Friedman, já havia alertado sobre este problema:

“Um dos piores erros possíveis é julgar políticas públicas por suas intenções e não por seus resultados”.

Milton Friedman

Conclusão

Só conseguiremos tornar os debates atuais mais saudáveis e frutíferos quando abandonarmos essa tirania da visão… Deixo que o próprio Thomas Sowell conclua esse texto:

“Considerando quão frequentemente, no decorrer da história, até mesmo pessoas inteligentes se provaram equivocadas, é incrível que ainda haja pessoas que estão convencidas de que a única razão por que é possível que alguém diga algo diferente daquilo em que elas creem é a estupidez ou desonestidade.”

Thomas Sowell

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Veja nossa animação sobre o tema:

Gabriel Almeida Braga

Gabriel Almeida Braga

Escritor, estudante de Ciências Econômicas, gosta principalmente de Microeconomia e da História do Pensamento Econômico (HPE), graduando em Administração de Empresas, cofundador da Apptime, fundador da iniciativa Economia para Iniciantes e editor-chefe do site Econotime.

6 thoughts on “O MONOPÓLIO DA VIRTUDE E A TIRANIA DA VISÃO!

  • Avatar
    08/01/2022 em 10:30
    Permalink

    Muito bom o texto, e infelizmente é uma realidade. Cada vez mais percebo nossos políticos de aproveitando de uma situação triste e trágica para manipular as massas e conseguir o poder novamente para usá-lo em seus próprios e sujos interesses. Tem horas que penso em desistir, mas ainda creio que Deus está no controle e assim ainda podemos ter alguma esperança.

    Resposta
    • Avatar
      08/01/2022 em 12:06
      Permalink

      De fato isso é frustrante é desanimador, para que não deixemos isso crescer temos que nos unir e nos organizar nesses temas políticos, pois esse lado populista e aproveitador que apenas quer estar no poder sem qualquer responsabilidade fiscal oi social é bem organizado e barulhento, acaba afetando mais facilmente a massa. Por isso decidi tentar fazer a diferença dentro dos meu círculos de amizade, e fazer política de verdade, derrubar as falácias e mentiras contadas por estes. Por isso decidi entrar no MBL. Junte-se a nós o único grupo político que te ensina política, transparece política e o mais importante é permitido descorda das ideias para construí novas ideias.

      Resposta
  • Avatar
    08/01/2022 em 11:57
    Permalink

    Bom artigo, bem simple de entender e toca num ponto político que atrapalha não só a economia como todas as outras políticas. E é incrível como esse monopólio da virtude e a tirania da visão está muito presente no discurso de socialista e populistas.

    Resposta
  • Avatar
    26/03/2022 em 17:28
    Permalink

    When someone writes an paragraph he/she maintains the thought of a user in his/her mind that how a user
    can know it. Thus that’s why this post is perfect.
    Thanks!

    Resposta
  • Avatar
    27/03/2022 em 23:09
    Permalink

    Howdy! I could have sworn I’ve been to this site before but after browsing through some of the
    post I realized it’s new to me. Anyways, I’m definitely glad I found it and
    I’ll be book-marking and checking back often!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.