Banco Central Europeu mantém taxa de juros em 0 %
Em decisão desse dia 2 de fevereiro, o Banco Central Europeu decidiu em manter a taxa básica de juros em 0 %, embora com promessa de reduzir as compras de títulos nesse ano.
A presidente atual do banco, Christine Lagarde, disse que apesar da alta na inflação de preços (que chegou à alta histórica de 5,1 % em janeiro desse ano, maior índice registrado na história da Zona do Euro), as pressões devem arrefecer.
Lagarde não descartou a possibilidade de se aumentar a taxa de juros nesse ano.
Em matéria de política monetária, o banco central europeu irá interromper as compras líquidas de ativos no fim de março, com reduções gradativas até chegar a € 20 bilhões no início de outubro. É também esperado pelo banco de que as compras líquidas se encerrem um pouco antes do início dos aumentos nas taxas de juros.

Segundo o Financial Times, uma pessoa familiarizada com o conselho disse que “um ou dois” de seus membros pediram por um endurecimento imediato na política monetária.
O dólar chegou a custar € 0,87 nesse dia 4, em patamares próximos aos de 11 de novembro de 2021, assim como em 20 de julho de 2020.

No acumulado de 2022, o euro se valorizou em 1,39 % ante dólar.

Informações de Financial Times e Trading Economics.
Imagem de destaque: Christine Lagarde. Foto de Mouvement des Entreprises de France, sob licença Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)
Pingback: Juros disparam na Alemanha: maior valor em 3 anos - Econotime