O que são Juros – Böhm-Bawerk e Knut Wicksell

Teoria dos Juros

A teoria dos juros do economista austríaco Eugen von Böhm-Bawerk (1851-1914) ajudou o economista sueco Knut Wicksell (1851-1926) a construir sua teoria da taxa natural de juros, onde os juros são resultado da preferência temporal da sociedade. Bawerk introduziu o conceito de tempo na teoria do capital e explicou o juro originário em termos de preferência de tempo. Isso fica claro quando o professor diz que:

“Bens presentes sempre têm mais valor do que bens futuros da mesma espécie e quantidade. Esse princípio é o ponto essencial e central da teoria do juro.”

Böhm-Bawerk

Portanto, ceteris paribus, valorizamos mais o consumo presente que o futuro. Logo é necessário que se pague algo para que possamos renunciar ao nosso consumo no presente. No caso, esse “preço” a ser pago é o que chamamos de juros.

Taxa de Juros

De forma prática, a taxa natural de juros do mercado de crédito está intimamente relacionada a quanto a sociedade poupa. Quanto menor a taxa de juros, mais os indivíduos estão poupando. Isto é, existe muito dinheiro disponível para emprestar, já que a poupança é alta e seguindo o princípio da oferta e demanda, o dinheiro tende a ser emprestado por um valor menor. O contrário também ocorre: quanto maior a taxa de juros, menos as pessoas estão poupando, e a taxa de juros é mais alta porque existe menos dinheiro disponível para ser emprestado. Esta diferença de preços que está nos juros é a “tradução” do valor presente em termos de valor futuro, visto que, como já falado, o consumo presente tem valor maior em relação ao futuro.

Todo esse arcabouço teórico é perfeitamente aplicável ao mundo real, e o professor e economista Ubiratan Jorge Iorio, consegue explicar isso de forma categórica:

“Podemos, agora, aplicar esses conceitos ao mundo real, analisando o processo especial de mercado, denominado de mercado de capitais, composto de uma oferta, formada por todos os poupadores, e de uma demanda, representada por todos os investidores. Os primeiros, em troca do recebimento de juros, estão dispostos a adiar o seu consumo, ao passo que os segundos se dispõem a pagar juros para os poupadores, com o objetivo de produzir novos bens de capital. A taxa de juros, portanto, é o elemento de ligação entre a oferta de poupança e a demanda de investimento, comportando-se como um preço, embora, a rigor, não possa ser definida como tal

Ubiratan Jorge Iorio

A imagem a seguir representa o conhecido mercado de fundos emprestáveis:

Mercado de Fundos Emprestáveis

r= taxa de juros

S= Poupança (Curva de Oferta )

I= Investimento (Curva de Demanda)

S = I

r eq = taxa de juros “de equilíbrio”

É importante ressaltarmos que a taxa de juros que se forma no mercado de capitais – conhecida como a taxa bruta de juros – é afetada por outros fatores além da preferência temporal, como por exemplo, mudanças em circunstâncias comerciais, variações no poder de compra da moeda, alterações na taxa originária de juros entre outros fatores.

Conclusão

Na mesma página o professor conclui:

Portanto, a taxa bruta de juros tende a aumentar quando, mantendo-se constantes as demais circunstâncias, a demanda de recursos para investir aumenta e/ou a oferta de fundos para emprestar diminui; e tende a baixar quando a demanda de investimentos diminui e/ ou a oferta de poupanças aumenta.

Ubiratan Jorge Iorio

REFERÊNCIAS:

BÖHM-BAWERK, Eugene Von. Teoria positiva do capital. São Paulo: Nova Cultural, 1986.

IORIO, Ubiratan Jorge (2011). Ação, tempo e conhecimento: A Escola Austríaca de economia / Ubiratan Jorge Iorio. — São Paulo : Instituto Ludwig von Mises. Brasil, 2011. 234p

https://www.mises.org.br/ArticlePrint.aspx?id=616 ( acesso: 23/02/2022 )

Gabriel Almeida Braga

Gabriel Almeida Braga

Escritor, estudante de Ciências Econômicas, gosta principalmente de Microeconomia e da História do Pensamento Econômico (HPE), graduando em Administração de Empresas, cofundador da Apptime, fundador da iniciativa Economia para Iniciantes e editor-chefe do site Econotime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.