Três países árabes seguem o Fed, aumentando os juros
Nessa semana, três bancos centrais de três importantes economias árabes aumentaram a taxa de juros.
No dia 16, o Saudi Central Bank (banco central do Reino da Arábia Saudita) decidiu elevar os juros em 25 pontos base, de 1 para 1,25 %. Em nota à imprensa, ressaltou-se de que a medida visa preservar a estabilidade financeira e monetária, acompanhando as evoluções nas condições monetárias internacionais.
A autoridade monetária controla duas taxas de juros: a reverse repo rate (quando o recebedor do título vende de volta ao comprador) e a repo rate (sobre operações compromissadas de recompra). A RRR também recebeu aumento na taxa, indo de 0,5 para 0,75 %, ao passo que a RR tem a taxa de 1,25 %.
O rial saudita é operado como câmbio fixo, possuindo o dólar americano como moeda âncora.
O índice de preços no país chegou a 1,6 % para esse mês de fevereiro (valores anuais).



No mesmo dia, o Central Bank of the United Arab Emirates, banco central dos Emirados Árabes Unidos, elevou os juros na mesma intensidade, em 25 pontos base, de 1,5 para 1,75 %. Como o banco central saudita, o CBUAE toma como referência as decisões de política monetária. A taxa de juros aplicável sobre empréstimos de curto prazo (a outra taxa controlada pela autoridade monetária) foi mantida em 2,25 %.
Como na Arábia Saudita, a moeda local (o dirham dos Emirados Árabes Unidos) é fixada em relação ao dólar americano.
O índice de preços em dezembro (anual) chegou a 2,5 % (ainda não saíram dados atualizados)



O mesmo aconteceu com Kuwait, cujo banco central aumentou os juros em 0,25 ponto percentual, de 1,5 para 1,75 % anuais. O banco também controla outras taxas de juros de demais instrumentos de política monetária, tais como operações compromissadas, ativos do banco central, depósitos a prazo, tawarruq e instrumentos de dívida governamental.
O índice de preços no país foi registrado em 4,3 % para janeiro desse ano (o mês mais atual), no acumulado dos últimos doze meses.



Como nos dois países da Península Arábica, o dinar kuwaitiano é fixado em relação ao dólar americano.
Informações de Trading Economics.