Carl Menger: Uma Breve Biografia
Pai fundador da Escola Austríaca de Economia, Carl Menger Edler von Wolfesgrün nasce a 23 de fevereiro de 1840, na cidade polonesa de Neu Sandez (atual Novy Sacz), então parte do Império Austríaco. Terceiro de dez filhos de Karoline e Anton Menger, Carl Menger passou a infância e juventude em diversas regiões da atual Polônia e República Tcheca, particularmente na cidade de Cracóvia, onde concluiu seus estudos no ensino médio em 1859.
Após concluir seus estudos no ensino médio, Menger inicia a sua vida acadêmica ao entrar para o curso de Direito da Universidade de Viena. Ao passar por dificuldades financeiras, foi forçado a se mudar para Praga, atual capital da República Tcheca e, depois, mais uma vez, para a Cracóvia, onde recebe o título de Doutor em Direito no ano de 1867.
A partir de seus estudos na Universidade e do seu interesse pelas ciências econômicas, trabalhou naquela que se tornou a sua mais importante obra, “Princípios de Economia Política” (no alemão, Grundsätze der Volkwirtschaftslehre), publicada no ano de 1871 como a sua tese de Habilitação para o ensino nas Universidades do Império Austro-Húngaro. Em termos gerais, essa obra marca o desenvolvimento do fundamental conceito de Valor Subjetivo e os princípios da Utilidade Marginal, dando o início à Revolução Marginalista.

Em 1876, teve a honra de ser nomeado tutor de Rudolf Franz Karl Josef (1858 – 1889), príncipe herdeiro do Império Austro-Húngaro, o que lhe deu a chance de ser nomeado professor titular da cadeira de Economia Política do curso de Direito da Universidade de Viena no ano de 1879.

Quatro anos após assumir essa cadeira Universitária, em 1883 Menger publica o seu segundo livro, “Investigações sobre o Método das Ciências Sociais com ênfase especial sobre a Economia” (no alemão, Untersuchungen über die Methode der Socialwissenschaften und der Politischen Ökonomie insbesondere), no qual elabora suas visões sobre a metodologia da Economia e das Ciências Sociais, iniciando um amplo e agressivo debate com os economistas da Escola Histórica Alemã, denominado de Methodenstreit, a Polêmica dos Métodos.

Depois de se aposentar da Universidade de Viena, em 1903, Menger auxiliou promissores economistas que recém haviam completado o curso e Direito na Universidade. Desses, dois economistas se destacaram. Ludwig von Mises (1881-1973), um dos grandes nomes da Escola Austríaca de Economia no século XX, e Joseph Alois Schumpeter (1883-1950), grande economista das décadas de 1930 e 1940. Apesar de trabalhar em mais obras, infelizmente o fundador da Escola Austríaca não publicou mais nenhuma obra, até falecer a 26 de Fevereiro de 1921, aos 81 anos de idade.