Carl Menger: Uma Breve Biografia

Pai fundador da Escola Austríaca de Economia, Carl Menger Edler von Wolfesgrün nasce a 23 de fevereiro de 1840, na cidade polonesa de Neu Sandez (atual Novy Sacz), então parte do Império Austríaco. Terceiro de dez filhos de Karoline e Anton Menger, Carl Menger passou a infância e juventude em diversas regiões da atual Polônia e República Tcheca, particularmente na cidade de Cracóvia, onde concluiu seus estudos no ensino médio em 1859.

Após concluir seus estudos no ensino médio, Menger inicia a sua vida acadêmica ao entrar para o curso de Direito da Universidade de Viena. Ao passar por dificuldades financeiras, foi forçado a se mudar para Praga, atual capital da República Tcheca e, depois, mais uma vez, para a Cracóvia, onde recebe o título de Doutor em Direito no ano de 1867.

A partir de seus estudos na Universidade e do seu interesse pelas ciências econômicas, trabalhou naquela que se tornou a sua mais importante obra, “Princípios de Economia Política” (no alemão, Grundsätze der Volkwirtschaftslehre), publicada no ano de 1871 como a sua tese de Habilitação para o ensino nas Universidades do Império Austro-Húngaro. Em termos gerais, essa obra marca o desenvolvimento do fundamental conceito de Valor Subjetivo e os princípios da Utilidade Marginal, dando o início à Revolução Marginalista.

O economista William Stanley Jevons (1835-1882) foi outro participante da Revolução Marginalista.

Em 1876, teve a honra de ser nomeado tutor de Rudolf Franz Karl Josef (1858 – 1889), príncipe herdeiro do Império Austro-Húngaro, o que lhe deu a chance de ser nomeado professor titular da cadeira de Economia Política do curso de Direito da Universidade de Viena no ano de 1879.

Rudolf Franz Karl Josef (1858 – 1889)

Quatro anos após assumir essa cadeira Universitária, em 1883 Menger publica o seu segundo livro, “Investigações sobre o Método das Ciências Sociais com ênfase especial sobre a Economia” (no alemão, Untersuchungen über die Methode der Socialwissenschaften und der Politischen Ökonomie insbesondere), no qual elabora suas visões sobre a metodologia da Economia e das Ciências Sociais, iniciando um amplo e agressivo debate com os economistas da Escola Histórica Alemã, denominado de Methodenstreit, a Polêmica dos Métodos.

Gustav von Schmoller (1838-1917) foi um dos “rivais” de Menger no Methodenstreit

Depois de se aposentar da Universidade de Viena, em 1903, Menger auxiliou promissores economistas que recém haviam completado o curso e Direito na Universidade. Desses, dois economistas se destacaram. Ludwig von Mises (1881-1973), um dos grandes nomes da Escola Austríaca de Economia no século XX, e Joseph Alois Schumpeter (1883-1950), grande economista das décadas de 1930 e 1940. Apesar de trabalhar em mais obras, infelizmente o fundador da Escola Austríaca não publicou mais nenhuma obra, até falecer a 26 de Fevereiro de 1921, aos 81 anos de idade.

Otavio Piaskowski

Otavio Piaskowski

É historiador, com formação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2017). Além disso, é especialista em História Cultural pelas Faculdades Integradas Espírita (2019) e em Escola Austríaca de Economia (2021) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro realizado em parceria com o Instituto Ludwig von Mises Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.