A Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos (TACE): Uma introdução

Após a crise financeira de 2008, a Escola Austríaca de Economia observou mais uma vez um ressurgimento da popularidade, tanto no público quanto no meio acadêmico. Isso resultou do fato de economistas, analistas financeiros (Peter Schiff) e políticos (Ron Paul) que estavam familiarizados com a Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos (TACE), aplicá-lo com sucesso na previsão do boom e bust do mercado imobiliário. Hoje, a teoria ganhou popularidade à medida que as pessoas procuram respostas para a alta inflação, a desaceleração econômica e uma política monetária extremamente agressiva seguida pelos bancos centrais de todo o mundo. No entanto, até hoje a TACE é amplamente mal compreendida.

Ler mais

Quem se beneficia com a inflação? O Efeito Cantillon!

O efeito Cantillon diz que ao contrário do que muitos acreditam, os preços não sobem automaticamente após o aumento da oferta de moeda, e muito menos de forma igual.

Ler mais

Carl Menger: O Pai da Escola Austríaca de Economia

Carl Menger (1840-1921) foi um grande economista austríaco do século Século XIX e início do século XX, fundador da famosa, Escola Austríaca de Economia (EA) e um dos pais da chamada Revolução Marginalista. Trabalhou como jornalista e observando o comportamento humano, resolveu escrever sobre economia.

Ler mais

O que é Divisão do Trabalho – Adam Smith

A divisão do Trabalho, basicamente, consiste em fazer com que o trabalho seja dividido em etapas distintas, pois assim a produtividade dos trabalhadores é muito

Ler mais